sábado, maio 21

Veda, Sámkhya e Yoga


Sempre tive vontade de fazer yoga, desde a época do curso de Filosofia da Natureza na Palas. Achava que ia ser uma atividade boa para exercitar o corpo e tentar acalmar a ansiedade da minha mente acelerada. Hoje fiz a minha primeira aula.

Foi bem legal. Acordei às 9h (inédito para um sábado comum), tomei um iogurte, um banho e fui para a academia investigar onde estavam os limites do meu corpo. Não precisei procurar muito... os limites são visíveis e são muitos. É legal ter que aceitar isso. É preciso ser humilde.

E é preciso saber respirar.... empenhar-se, esforçar-se... ao contrário do que eu imaginava, os exercícios são bem exigentes e cansativos. Fiz até um que se chamava algo como sirshásana, é uma posiçao invertida em que vc fica de ponta cabeça. Em compensação, depois tem a parte do relaxamento. Essa eu soube fazer perfeitamente. Parecia até um Buda gordo e experiente. Relaxei na mesma proporção em que me movimentei. Dois momentos opostos, mas complementares.

E no final, a meditação. A tentativa de encontrar algum ponto de equilíbrio no vazio inquieto da mente engarrafada. De longe, a parte mais difícil.