sexta-feira, outubro 8

8 meses

Amigos leitores, 


Acredito nos aprendizados e na evolução. Compartilho alguns amadurecimentos recentes. Se servir para alguém, já valeu ter publicado. Nos últimos meses aprendi: 


1. Que devo perdoar por mais grave que tenha sido, pois só o perdão cura. Que perdoar significa esquecer, mas não significa aceitar os velhos padrões que me fizeram sofrer.


2. Que uma relação de confiança não se reconstrói de uma hora para a outra. É necessário haver atitudes consistentes com palavras. Não vou mais relevar mentiras, como se eu não tivesse percebido ou não me importasse. Pedidos de desculpas sozinhos são insuficientes. Se alguém quiser reconquistar minha confiança, precisa se esforçar, entender que mudei e que comportamentos antigos e imaturos não cabem mais no meu dia-a-dia.


3. Que quero ajudar, mas sozinha não consigo. Não posso fazer a parte da outra pessoa. Não posso, por dó, flexibilizar regras essenciais como essa. 


4. Que não suporto viver relacionamentos baseados em abuso emocional. Se eu dou, preciso receber. Mais ou menos na mesma proporção. Só assim serve pra mim.


5. Que não posso esperar que o outro mude, se eu não mudar primeiro. E que se eu mudar, o outro pode mudar desde que ele queira.


6. Que ansiedade é falta de fé na providência divina. Tenho que ser paciente porque o melhor está sendo articulado pela espiritualidade que me ajuda a evoluir. Pensando assim, reencontrei minha paz.


7. Que não posso desistir das pessoas que precisam de mim, porque no fundo quem precisa delas sou eu. Preciso delas para evoluir e, se estou em suas vidas, é por algum motivo importante. Se eu puder fazer a diferença, farei.


8. Que vale a pena ser uma pessoa boa, mas tenho que evitar com todas as forças me colocar em situações de abuso e desequilíbrio. A conseqüência é muito feia.


9. Que não posso ter medo de perder. 


10. Que devo receber o novo com alegria, agradecimento e sem sabotagem. O novo pode conter a paz e a liberdade de espírito que tanto quero pra mim.  


11. Que devo ter muuuita paciência e aceitar que cada um tem o seu tempo de amadurecimento, já que eu demorei tanto e ninguém me desamparou por isso.


12. Que provocação e vingança emocional não levam a nenhum lugar bom. O revide é certo e só gera infelicidade, para todas as partes. Decidi que não quero isso pra mim.


13. Tenho que saber a hora certa de desistir de sonhos que se mostram muito complexos ou impossíveis. Isso não quer dizer falta de perseverança ou fracasso, e sim, maturidade, humildade e evolução.


14. Que nada é definitivo porque o mundo dá muitas voltas e o futuro a Deus pertence. O que tiver que ser, será. Não crer nisso também seria falta de fé. Delegar ao universo é uma opção de paz.   


15. Que dar adeus ao passado não significa me desligar das pessoas e sim, transformar meus pensamentos, hábitos, conceitos e atitudes. 

Marcadores: , ,

sábado, outubro 2

É isso.

"Eu quero fazer silêncio; Um silêncio tão doente do vizinho reclamar"

By Chico Buarque

Marcadores: