terça-feira, abril 25

Gosto de escrever

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida."

by Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'

Marcadores: ,

domingo, abril 16

Ahhh, agora entendi tudo !!!

A Diferença do Amor Sexual Entre Homem e Mulher

"O homem tende, por natureza, à inconstância no amor; a mulher, à constância. O amor do homem diminui sensivelmente tão logo é satisfeito: quase todas as outras mulheres o excitam mais do que aquela que ele já possui, por isso sente a necessidade de variar. Em contrapartida, o amor da mulher aumenta justamente a partir desse momento. Isso constitui uma consequência do objectivo da natureza, que visa conservar a espécie e, portanto, multiplicá-la o máximo possível. Com efeito, o homem pode comodamente gerar mais de cem crianças em um ano se tiver à disposição outras tantas mulheres; já a mulher poderia, por mais homens que tivesse, dar à luz apenas um filho por ano (excepto no caso de gémeos). Por essa razão, o homem está sempre à procura de novas mulheres, enquanto estas prendem-se firmemente a apenas um homem: pois a natureza as leva a conservar, instintivamente e sem reflexão, aquele que nutrirá e protegerá a futura prole."

by Arthur Schopenhauer, in 'A Arte de Insultar'

Marcadores: ,

segunda-feira, abril 10

Mentira e Verdade Desmascaradas

Não gosto da mentira. Mas entendo as razões que levam às pessoas a ela. Mentir é natural e humano. Eu mesma já me peguei mentindo, sem querer ou odiando ter que fazê-lo.

Há quem diga - Marcel Proust - que mentimos para proteger o nosso prazer, ou a nossa honra se a divulgação do prazer for contrária à honra.

Mas mesmo assim, mesmo entendento as razões daquele que mente, não gosto de me descobrir desviada da realidade pela mentira de alguém. Prefiro ser alvo. Prefiro ser alvo da verdade, ainda que ela me atinja como um dardo.

Pesquisando sobre o tema, achei esse texto do Schopenhauer. Pra variar, muito sábio e muito útil.

"Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há-de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado. Por outro lado, ao notarmos a revelação parcial de uma verdade que queria ocultar, finjamos não acreditar, pois assim, provocado pela contradição, fará avançar toda a rectaguarda da verdade."

by Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

Marcadores: , ,